Esportes

Carpegiani rejeita a ideia de entregar jogo ?


Desfalcado e com chances remotas de garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o São Paulo se prepara para enfrentar o Fluminense, um dos principais candidatos ao títuo do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, o técnico Paulo César Carpegiani não quer ficar em segundo plano.
"Não podemos ser coadjuvantes, temos que ser os artistas, juntamente com o Fluminense", disse o técnico após o treinamento realizado na manhã desta sexta-feira. "Independente da situação em que estamos, não podemos entrar para fazer um papel secundário", acrescentou.
Acostumado a ser protagonista nas temporadas mais recentes, o São Paulo, campeão nacional entre 2006 e 2008, ocupa a nona colocação a três rodadas do final do torneio e está cinco pontos atrás do Atlético-PR, último membro do G-4. Apesar da situação pouco animadora, Carpegiani descarta ver os adversários mais motivados que seus jogadores.
"Eu gostaria que não fosse assim e não pode ser assim. O espírito de luta tem que ser, pelo menos, igual. Eu estou preparando a equipe desta forma e, se acontecer algo diferente disso, não vou entender", afirmou o técnico,
"Temos que nos impor para buscar a vitória. O Fluminense também tem essa ideia e por isso espero um grande jogo. Quando o profissional entra em campo, é para fazer o seu melhor e tentar buscar o resultado. Temos a obrigação de tentar ganhar", afirmou o comandanteSem os atacantes Ricardo Oliveira, Dagoberto e Fernandinho, Carpegiani ainda perdeu o volante Rodrigo Souto. Assim, ele deve enfrentar o Fluminense às 17 horas (de Brasília) deste domingo, na Arena Barueri, com: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Casemiro (Jorge Wagner), Cléber Santana, Lucas e Carlinhos Paraíba; Fernandão e Lucas Gaúcho.

Brasil goleia Colômbia e é campeão com uma rodada de antecipação

Latacunga (Equador)
A seleção brasileira conquistou o título do Campeonato Sul-americano Feminino de Futebol com uma rodada de antecipação ao golear a Colômbia por 5 a 0 na noite desta sexta-feira, em Latacunga, no Equador, pela segunda rodada da fase final da competição. Os gols foram de Erika, aos 25 minutos do primeiro tempo; Grazielle, aos quatro, Marta, aos 24 e 43, e Cristiane, aos 37 do segundo tempo. Com mais essa vitória, o Brasil garantiu a classificação à Copa do Mundo da Alemanha e aos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A goleada desta sexta também manteve a seleção brasileira na liderança da fase final do Sul-americano, com 100% de aproveitamento (duas vitórias em dois jogos). Brigando pela outra vaga, o Chile está em segundo lugar, com dois pontos (dois empates); Colômbia e Argentina, com um ponto (um empate e uma derrota cada), dividem a terceira colocação.
"Chegamos ao nosso objetivo, que era o título, além de garantir a classificação para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Esta conquista é resultado de um trabalho coeso de todo o grupo, que se uniu desde o início, comungando do mesmo objetivo, que era chegar a estas metas que havíamos estabelecido", afirmou o técnico brasileiro, Kleiton Lima.
O treinador também vibrou com o desempenho das meninas contra a Colômbia. "O time conseguiu colocar em prática tudo aquilo que trabalhamos no treinamento e conversamos na preleção, aproveitando as chances para marcar. Agora, é manter a mesma concentração e pegada para o duelo final contra o Chile", acrescentou Lima, que chegou ao seu segundo título no comando da Seleção Brasileira - o primeiro havia sido no Torneio Internacional Cidade de São Paulo, no ano passado.
O Brasil, que recuperou a hegemonia no continente, fecha a sua participação no torneio às 17h (de Brasília) de domingo, contra o Chile, em Quito, capital equatoriana. Na preliminar, jogam Colômbia e Argentina, no mesmo local.